Investment Banking

A área de negócios de Investment Banking no Brasil intensamente competitiva e compreende bancos, instituições financeiras e boutiques de assessoria brasileiros e internacionais. Estas empresas oferecem uma ampla gama de serviços, incluindo serviços de coordenação e colocação em operações de levantamento de capital por meio de mercados de ações públicos e privados, fusões e aquisições (M&A) e serviços de assessoria financeira, bem como outros produtos e serviços financeiros estruturados para pessoas jurídicas, instituições financeiras, fundos de investimento, governos e pessoas físicas.

Mercado de Capitais - Ações

As empresas acessam o mercado de capitais por diversas razões, incluindo para reforçar seus balanços patrimoniais, financiamento de suas estratégias de crescimento e otimização de sua estrutura de capital, através principalmente de uma oferta primária de ações. Além disso, um acionista ou um grupo de acionistas pode, por várias razões, solicitar ou exigir a venda participação acionária na empresa; nesse caso a empresa conduziria uma oferta secundária. Por exemplo, muitos fundos de private equity utilizam ofertas secundárias como uma estratégia de saída para alienar seus investimentos iniciais em uma empresa.

Mercado de Capitais - Dívida

Com o objetivo de atingir uma estrutura de capital e atividades de negócios financeiros mais favoráveis, empresas brasileiras e latino americanas, entidades governamentais também emitem títulos de renda fixa (dívida) e vários instrumentos de dívida.

Fusões e Aquisições (M&A) e Assessoria Financeira

Gama de serviços relacionados a fusões e aquisições, desinvestimentos, reestruturações, cisões e recuperações judiciais. Os serviços de M&A e de consultoria são normalmente prestados por bancos de investimento, boutiques de consultoria, empresas de assessoria financeira, escritórios de advocacia e por outras instituições financeiras.

Sales and Trading

Sales and trading é uma linha de negócios ampla e diversificada que consiste em uma variedade de atividades orientadas aos clientes, de formador de mercado e de negociação. Os produtos básicos de sales and trading incluem serviços de formador de mercado, corretagem, compensação, operações para fins de negociação e de hedge de derivativos, taxa de juro, câmbio, ações e de energia elétrica. Sales and trading inclui tanto FICC (renda fixa e moeda) quanto atividades de negociação e de venda de ações.

No Brasil, as ações, futuros e certos outros derivativos são negociados principalmente na B3, enquanto renda fixa, câmbio e derivativos associados a crédito, bem como títulos de renda fixa e títulos da dívida pública são principalmente negociados no mercado de balcão (OTC). Nos mercados internacionais, a maior parte dos derivativos e instrumentos de dívida que o Banco BTG Pactual negocia é realizada no mercado de balcão (OTC), enquanto as ações sob a forma de American Depositary Receipts, ou ADRs, são negociadas na NYSE.

Corporate Lending

As operações de corporate lending são realizadas principalmente no Brasil e correspondem a financiamentos, créditos estruturados, empréstimos e garantias de dívidas para empresas, primordialmente no Brasil, com o objetivo desenvolver soluções adaptadas aos perfis de negócio e objetivos de cada cliente. Há diversos produtos de crédito disponíveis para empresas no Brasil, tal como as operações listadas abaixo:

Linha de crédito rotativo: linha de crédito rotativo de curto prazo disponível a empresas, que fornecem liquidez imediata.

Empréstimos para capital de giro: adiantamentos de recursos para atender as necessidades de capital de giro dos tomadores.

Financiamento de Contas a Pagar: fornecimento ao tomador de financiamento para a aquisição de um produto ou serviço.

Financiamento de Recebíveis: permite que uma empresa venda seus produtos a prazo enquanto recebe o pagamento à vista.

Descontos de títulos: uma instituição financeira fará adiantamentos de valores relacionados a certos instrumentos, incluindo duplicatas, notas promissórias, destinados a antecipar o fluxo de caixa das empresas.

Asset Management

Asset management geralmente envolve a administração profissional de investimentos (por exemplo, ações, títulos de dívida, derivativos e outros valores mobiliários) por administradores terceirizados em nome dos investidores para satisfazer seus objetivos específicos de investimento. Os investidores poderão ser companhias, instituições, governos e indivíduos, que investem em vários fundos.

Asset management tradicional geralmente envolve administração e negociação de carteiras de ações, renda fixa e/ou derivativos. Os objetivos de investimento em um fundo podem variar entre fundos de retorno total, valorização de capital, rendimento corrente, replicação de desempenho de um índice específico, dentre outros tipos.

Por outro lado, asset management alternativa utiliza, por sua vez, uma ampla gama de estratégias de investimento para atingir os objetivos de retorno em certos parâmetros de risco pré-definidos e orientações de investimento. Exemplos desses fundos incluem fundos de capital privado, fundos em imóvel, capital de risco, fundos de hedge e fundo de fundos, dentre outros tipos.

Os principais fundos do setor de asset management no Brasil incluem fundos de renda fixa, money market, fundos de ações, fundos multimercado e fundos estruturados.

Wealth Management

O setor de Wealth Management fornece, em regra, serviços a high net worth individuals (HNWI), inclusive serviços altamente personalizados e sofisticados de wealth management, assessoria em planejamento financeiro, consultoria em serviços fiduciários e outros serviços de assessoria relacionados a planejamento patrimonial, sucessão de empresas e transações de fusões e aquisições (M&A) de pequena escala, entre outros.

Os serviços no setor de atuação de Wealth Management contemplam um conjunto abrangente de produtos de investimento para indivíduos de alta renda principalmente, através de operações das mais diversas classes de ativos financeiros, por meio de fundos gerenciados e administrados internamente ou por outras instituições financeiras ou administradoras de recursos independentes.

Outros serviços em tal segmento também são relacionam-se à assessoria em planejamento, empréstimos e garantias bancárias e assessoria financeira familiar (family office), planejamento financeiro e corporate advisory.