O Banco BTG Pactual opera na forma de um Partnership, onde os Partners também são executivos do Banco.

O Banco BTG Pactual acredita que a chave para o seu sucesso é seu modelo de Partnership. Este modelo (i) incentiva a cultura de trabalho em equipe, desenvolvimento de talentos, empreendedorismo, meritocracia e comprometimento de longo prazo, (ii) reforça substancialmente a integração de suas sete áreas de negócios e maximiza a venda cruzada entre seus produtos, (iii) permite manter um intenso comprometimento junto aos clientes, identificando e capitalizando oportunidades nos mercados brasileiro e internacional, (iv) aumenta substancialmente sua habilidade de atrair os melhores talentos disponíveis, e (v) facilita consideravelmente sua capacidade de manter uma estrutura organizacional enxuta e eficiente em termos de custos.

Como resultado deste modelo e da integração das áreas de negócio, o Banco conta com um mix de receita diversificado e baixo índice de despesas operacionais por receitas (cost-to-income), tendo consistentemente atingido resultados financeiros que acredita serem superiores aos dos seus competidores.

Diferentemente de outras instituições de Investment Banking e Asset Management no Brasil e no mundo que abriram seu capital ao mercado em geral no passado, o Banco BTG Pactual implementou uma série de medidas para garantir que o modelo de Partnership seja perpetuado. O Partnership mantém seu direito de, a qualquer tempo e por qualquer razão, fazer com que qualquer Partner aliene total ou parcialmente a sua respectiva participação do Partnership. Esse direito do Partnership permanecerá indefinidamente e será exercível com relação à totalidade do capital do Partnership, portanto, tornando a totalidade da Participação do Partnership inelegível para venda no mercado ou a terceiros, exceto em algumas situações, como na alienação de todo o Banco BTG Pactual ou nova oferta pública de ações.

O Banco acredita que a significativa participação dos Partners em seu capital e a manutenção do seu modelo de Partnership, (i) assegurarão o contínuo comprometimento dos mais importantes executivos com o seu sucesso, (ii) permitirão a manutenção da sua cultura única e da vantagem competitiva dela decorrente, e (iii) permitirão atrair e reter futuras gerações de talentos. Como resultado, esses fatores criarão um alinhamento de interesses sem precedentes dos Partners Seniores com os investidores de mercado.