Fato Relevante – Pan Seguros e Pan Corretora

Fato Relevante – Pan Seguros e Pan Corretora

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2014 – O Banco Pan S.A. (“Banco Pan”), o Banco BTG Pactual S.A. (“BTG Pactual”) e a Caixa Participações S.A. – CAIXAPAR (“Caixapar”), em cumprimento ao disposto na Instrução CVM nº 358/02 e alterações posteriores e em continuidade ao Fato Relevante divulgado pelo Banco Pan em 13.06.2014, informam aos seus acionistas e ao mercado que o Conselho de Administração do Banco Pan aprovou, em reunião realizada nesta data, por voto favorável de todos os seus conselheiros independentes, a venda da participação societária detida pelo Banco Pan nas sociedades Pan Seguros S.A. (“Pan Seguros”) e Panamericano Administração e Corretagem de Seguros e de Previdência Privada Ltda. (“Pan Corretora”), conforme descrito abaixo (as “Operações” e, cada uma individualmente, a “Operação”).

Tal aprovação baseou-se na recomendação favorável, unânime e sem ressalvas, do Comitê Independente especialmente constituído pelo Conselho de Administração do Banco Pan para negociar os termos e condições das Operações, o qual contou com a participação do membro do Conselho de Administração eleito pelos acionistas minoritários do Banco Pan, bem como com a assessoria financeira do Deutsche Bank S.A. – Banco Alemão e assessoria jurídica do Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados.

Nesse contexto, foram celebrados, nesta data, contratos de compra e venda por meio dos quais o Banco Pan alienará (i) a totalidade da participação societária por ele detida na Pan Seguros à BTG Pactual Seguradora S.A. (“BTGP Seguradora”), uma sociedade controlada do BTG Pactual, e (ii) a totalidade da participação societária por ele detida na Pan Corretora ao BTG Pactual e à Caixapar, pelo valor total combinado de R$580.000.000,00, o qual será corrigido pela variação positiva de 100% da Taxa DI até a consumação do fechamento das Operações. A Caixapar, no âmbito das Operações, resguardou o direito de manter, após sua consumação, a condição atual de co-controlador da Pan Seguros.

Esta venda permitirá que o Banco Pan mantenha o foco na originação de crédito, permanecendo com uma receita adicional decorrente do crescente negócio de seguros, uma vez que o Banco Pan acordou, também no contexto das Operações, um acordo operacional de distribuição com a Pan Seguros, válido por 20 anos a partir do fechamento das Operações, por meio do qual a Pan Seguros utilizará o balcão do Banco Pan na comercialização de seus produtos de seguros.

A efetiva consumação de cada Operação estará sujeita (i) também à conclusão da outra Operação, dado se tratarem de negócios e contratos de compra e venda mutuamente dependentes, e (ii) as condições usuais em operações dessa natureza, incluindo a obtenção de todas as aprovações regulatórias necessárias e aplicáveis pelas entidades brasileiras competentes.

O Banco Pan, o BTG Pactual e a Caixapar manterão seus acionistas e o mercado informados sobre a conclusão das Operações.

Para acessar o documento em PDF clique aqui.

Diretoria de Relações com Investidores
Email: ri@btgpactual.com
Fone: +55 (11) 3383-2000
Fax: +55 (11) 3383-2001